Nós sabemos que a maioria das pessoas se preocupa com corpo e a aparência. Mas será que você anda cuidado tão bem da saúde da sua boca? Vai ao dentista com regularidade? Escova os dentes com a frequência certa? Evita comer doces para não prejudicar a saúde dos dentes? Cuidar da saúde desta parte do corpo é bem simples e para te ajudar vamos te dar 5 dicas de saúde bucal.

CONSUMA ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS

As fibras dos alimentos não fazem bem apenas para o nosso sistema digestivo, elas ajudam também na saúde dos dentes. Ingerir refeições com mais fibras significa que o alimento será mastigado por mais tempo e esse contato dos dentes com as fibras ajuda a arrastar impurezas que ficam neles. Portanto, invista em frutas, verduras, raízes, cereais e outros alimentos fibrosos.

USE O FIO DENTAL

As pessoas possuem certa resistência cultural para usar o fio dental. Porém, é preciso adotar esse hábito, porque ele é extremamente importante. A nossa escova de dente, por mais macia e tecnológica que seja, não consegue alcançar alguns locais da boca, principalmente entre os dentes. Restos de comida ficam entre um dente e outro e somente o fio dental consegue removê-los por inteiro.

EVITE COMER DOCES

Reduzir o consumo de doces traz várias vantagens. É possível reduzir medidas, prevenir o diabetes e ainda por cima melhorar a saúde bucal. O grande problema dos doces é que, apesar de quase irresistíveis, eles são o principal alimento para as bactérias que corroem os dentes, formando a cárie. Assim, quanto mais doces você consome, maior será a proliferação de bactérias.

ESCOVE OS DENTES APÓS AS REFEIÇÕES

Você acordou, escovou os dentes, tomou o seu café da manhã e foi direto para o trabalho. Parece familiar? O que tem de errado nessa rotina? Faltou voltar ao banheiro após a refeição e escovar os dentes novamente para retirar os restos de comida que ficaram dos alimentos.