Escovar a língua

1) Cuidado com os alimentos açucarados
O clima esquenta e logo pensamos em nos refrescar com sorvete, picolés e refrigerantes, não é? Mas lembre-se de que todos eles são açucarados e por isso estimulam a proliferação de bactérias bucais, que resultam no conhecido biofilme. Ficar atento à sensação de limpeza ao longo do dia é uma das dicas dos especialistas para manter o seu sorriso em dia!

2) Nunca escove os dentes após consumir alimentos cítricos
Por alimentos cítricos podemos listar diversos exemplos, tais como: isotônicos, refrigerantes, sucos e frutas cítricas. Devido ao alto índice de acidez, corroboram para a alteração do PH para um meio mais ácido que o normal, sendo possível até mesmo causar o amolecimentos dos dentes e o desenvolvimento de erosão e cáries. Após o consumo, faça bochecho com água e nunca escove imediatamente, somente após 30 minutos, assim é possível colaborar para o restabelecimento do PH bucal.

3) Cuidado com o consumo de álcool
Para muitas pessoas que estão de férias, verão é sinônimo de descontração e relaxamento, o que pode incluir a ingestão de bebidas alcóolicas, como a caipirinha e a cerveja. Vale lembrar que dado o teor de álcool contido nelas, em casos de ingestão frequente, podemos nos deparar com quadros cancerígenos, e então o câncer bucal. Vale lembrar ainda que bebidas como cerveja também criam um biofilme na língua, deixando-a branca e muitas vezes progredindo para halitose. Portanto: não exagere, ok?

4) Tenha sempre um kit de higiene bucal
Mesmo com os muitos compromissos marcados no verão, lembre-se de ter sempre disponível um kit de higiene bucal simples, composto por uma escova de dentes macia e uma pasta de dentes, assim seu sorriso permanecerá saudável em todas as estações!

5) Tem filhos? Cuidado com as quedas
Férias também é sinônimo de diversão para os pequeninos, que em meio a correria e diversão podem acabar caindo e batendo a boca. É importante tomarmos cuidado, pois quedas como essa podem levar ao traumatismo dental. Caso haja alguma fratura bucal, a recomendação é mantê-la em imersão no soro fisiológico, para então levar para o dentista de sua confiança efetuar a restauração. Caso o dente caia completamente, recomendamos a limpeza completa do dente com água abundante, sem esfregar, somente para remover possíveis sujeiras, assim será possível levar ao dentista a fim de tentar o reimplante. Caso não seja possível fazê-lo imediatamente, deixe o dente imerso em soro fisiológico, saliva ou até mesmo leite – nunca em água, que devido ao cloro pode causar manchas.