O que são enzimas digestivas?
As enzimas digestivas são encontradas naturalmente em frutas, vegetais, nozes e outros alimentos, além de muitas serem produzidas pelo próprio corpo. Com o passar do tempo, a quantidade de enzimas presentes no organismo diminui e isso está relacionado ao aparecimento de doenças.
Enzimas são proteínas que facilitam as reações químicas que ocorrem no corpo; quase todo o processo que ocorre no organismo necessita de enzimas. As enzimas digestivas possibilitam que o corpo quebre os alimentos em componentes menores para serem absorvidos.
Existem enzimas especializadas para cada grupo de alimentos: proteínas, carboidratos e lipídios quebram-se em aminoácidos, açúcares e ácidos graxos, respectivamente, graças às enzimas digestivas. Só assim esses alimentos podem ser absorvidos pelas paredes do intestino.

 

Função das enzimas digestivas
A digestão permite que o corpo absorva os nutrientes e, sem essa possibilidade, não seria possível levar nutrientes e energia para os músculos. Os alimentos mal digeridos podem, com o tempo, formar bloqueios no sistema digestivo, retardando sua eliminação ao mesmo tempo que se tornam um aglomerado tóxico para o organismo. As enzimas digestivas ainda são capazes de reduzir inflamações, encorajar reparos no organismo e combater doenças.

Benefícios
Enzimas reduzem desconfortos gastrointestinais, como gases, náuseas e inchaços, comuns após as refeições. Por possuírem efeitos anti-inflamatórios, enzimas também ajudam a melhorar as dores pós-treino.
Enzimas não agem apenas na digestão, possuem muitas outras funções importantes para o corpo, até mesmo as próprias enzimas digestivas. Apesar dos alimentos crus possuírem naturalmente as enzimas que o corpo precisa, muitas delas são perdidas devido ao cozimento desses alimentos daí a suplementação.

Médicos que praticam a modulação hormonal tem como um dos pilares na sua orientação a correta prescrição de vários enzimas digestivos (bromelina, papaia, amilase e outros), produto chave para desbloquear a boa saúde e vitalidade, sem estas enzimas o corpo não seria capaz de extrair os nutrientes dos alimentos.
Eles são os artesãos que constroem o corpo com proteínas, carboidratos e gorduras.