Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas ou retiradas e recolocadas na boca.
Temos 3 tipos de próteses principais removíveis:

 

Prótese total

Mais conhecida como ” dentadura” deve ser utilizada por pessoas que tiveram perda total dos dentes.
A confecção da prótese inicia-se com a moldagem das arcadas dentárias com material alginato. O molde produzido é encaminhado ao técnico de laboratório.
Em resina acrílica especial  os dentes utilizados são pré-fabricados.
É também necessário realizar algumas consultas para ajustes de altura, formato e tamanho dos dentes, a fim de garantir o máximo conforto ao usuário.
 

Prótese parcial removível

Conhecida como ponte móvel é uma alternativa para pacientes com múltiplas perdas dentárias, o encaixe na boca do paciente se dá através de uma espécie de grampo de metal apoiado sobre o dente. Possui na sua estrutura resina acrílica e dentes pré-fabricados.

Ela pode ser removida para uma melhor higienização. A desvantagem dela é a questão do pequeno desgaste na estrutura dental, necessário para apoio da armação metálica sobre o dente.

Prótese removível flexível

Esse tipo de prótese surgiu como uma alternativa às tradicionais próteses removíveis. Com uma resina flexível, não existindo mais a necessidade de grampos e estruturas das próteses tradicionais.
 

Vantagem das próteses

Substituir dentes ausentes, irá ajudar a melhorar a sua aparência e seu sorriso. Sem o suporte da prótese dentária, os músculos faciais ficam flácidos, fazendo com que a pessoa aparente ser mais velha, além disso, próteses reabilitam a fonética e a função mastigatória.