Cirurgia de varizes pelo método tradicional já é pagina virada, hoje o método preferencial é a técnica chamada de espuma, antigamente divulgada e utilizada nos Estados unidos e Europa, a clinica Westphalen adotou esta técnica já há bastante tempo sendo aplicado tanto para veias simples como para varizes de grosso calibre.
Por ser método novo o Dr. Carlos Alfredo Westphalen, cirurgião vascular com larga experiência na área de flebologia membro da sociedade brasileira de cirurgia vascular e da society of vascular surgery.
Formulamos perguntas e respostas para as principais duvidas sobre o método da espuma.

*É possível retornar ás atividades normais logo após a aplicação da espuma?
Sim. Esta é a grande vantagem do tratamento com espuma (eco-escleroterapia com espuma). O paciente pode retornar ás suas atividades de trabalho ou lazer imediatamente após o tratamento. A meia elástica deve ser utilizada nos primeiros dias, mas não é necessário repouso.

*O método espuma é eficaz para todos os tipos de varizes? Tanto para os simples vasinhos quanto para as varizes de grosso calibre?
Sim. A escleroterapia com espuma pode ser empregada tanto como tratamento estético (dos vasinhos) quanto das varizes de grosso calibre. Isto significa tratar a doença venosa crônica. Deve-se chamar atenção á causa das varizes(ou da doença venosa crônica). No caso das varizes primárias, as mais comuns, o tratamento pode ser empregado em todos os casos, desde os pacientes que apresentam apenas varizes até os que apresentam com pernas complicadas com feridas. No caso de varizes secundárias, isto é, quando o paciente teve trombose venosa profunda (TVP) anteriormente, o tratamento deve ser empregado como coadjuvante e com cautela.

O medicamento utilizado na composição da espuma pode provocar alergia?
Sim, mas a alergia ao polidocanol (droga utilizada na composição da espuma) é muito rara. Este tratamento foi empregado em aproximadamente 2000 doentes e houve apenas quatro casos de alergia, com manifestações de pele apenas .

Quem tem diabetes pode tratar as varizes com o método da espuma?
Sim. Não há contra-indicação, desde que o diabetes esteja controlado.

Pessoas hipertensas podem fazer o tratamento?
Sim, da mesma forma que os diabéticos. O método é bastante seguro e pode ser empregado nos portadores de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, em quem já teve enfarte do miocárdio, doenças reumáticas, etc.

O polidocanol pode provocar trombose?
Pode. Há casos descritos na literatura cientifica, mas o índice de trombose esta em 0,3%.

Mulheres gravidas ou que estejam amamentando podem fazer o tratamento?
As mulheres gravidas não devem ser tratadas a não ser que haja alguma urgência, como sangramento. Não esta determinado se o polidocanol pode provocar lesões no feto. As mulheres que amamentam podem ser tratadas, mas devem deixar de amamentar por 24 horas após a injeção da espuma.

Existe alguma contra-indicação de tratamento com espuma nos pacientes que tem limitação para andar: paraplégicos, doentes com sequelas a AVC ou outros problemas que impeçam ou limitem o movimento das pernas.

Homens e mulheres podem fazer o tratamento? Existe idade limite para o tratamento?
Sim. Ambos podem fazer o tratamento. Muitos homens procuram o tratamento com espuma para não abandonarem o trabalho nem que seja temporariamente. Ou para ingressarem no trabalho, já que o portador de varizes pode ser rejeitado no exame admissional. Não existe limite de idade para ser tratado com espuma.

As varizes são hereditárias ?
Sim é um dos componentes.