erosao

EROSÃO ÁCIDA

Uma nova ameaça aos dentes!

A odontologia obteve grandes progressos no século XX, promovendo muitas iniciativas de saúde publica para o controle das doenças dentais. Consequentemente, nossos dentes estão mais saudáveis e durando mais. Contudo, existe uma preocupação crescente com relação aos dentes em nosso meio, sob a forma de erosão ácida.

A erosão ácida é um dano causado pelos ácidos frequentemente provenientes dos alimentos que enfraquece a superfície do esmalte do dente. Intimamente associada a dieta moderna, prevê-se que a erosão ácida venha a ser um problema emergente para a saúde dental, do século XXI. Atualmente as doenças dentais como a cárie e a doença periodental não são mais tão prevalentes no primeiro mundo como eram no século XX. A melhora da higiene oral e dos tratamentos restauradores aumentaram a longevidade dos dentes no século XXI. Isto significa que os dentes estão sujeitos aos efeitos de desgaste por um tempo maior. A erosão ácida pode afetar todas as faixas etárias e ambos os sexos.

DIETAS ÁCIDAS

Refrigerantes, vinho e até mesmo alimentos que são considerados saudáveis, como algumas frutas e vegetais, são extremamente ácidos. Ex: suco de limão, vinagre, uva, maçã, laranja, damasco, vinho tinto, molho de salada, entre outros.

HÁBITOS DE CONSUMO

Há fortes evidencias científicas que sugerem que o modo pelo qual é consumido o alimento ou bebida ácida, seja mais importante que a quantidade consumida no total. Reter na boca alimentos ou bebidas ácidas prolonga a exposição da superfície dos dentes ao ataque ácido, alimentando, portanto, p risco de erosão. Beber em grandes goles ou “bochechando”, pode aumentar a velocidade e a força do contato da bebida ácida com os dentes, novamente aumentando seu risco. Ao invés disso, os refrigerantes ou bebidas gasosas devem ser tomadas rapidamente ou através de um canudo colocado no fundo da boca, longe dos dentes.

A fonte do ácido pode ser também de origem gástrica (intrínseca). Além da dieta (extrínseca).

SINAIS DE QUE A EROSÃO ÁCIDA PODE ESTAR PRESENTE

  • Sensibilidade – a medida que a dentina se torna exposta, pode-se sentir ocasionalmente uma discreta pontada ao se consumir alimentos e bebidas geladas, quentes ou doces.
  • Descoloração – os dentes podem apresentar uma aparência levemente amarelada devido á visualização da dentina, que pode estar exposta diretamente ao meio ou vista através de uma fina camada de esmalte erodito.
  • Dentes arredondados – uma aparência arredondada e áspera na supefície e borda dos dentes.
  • Translucência – pode haver um aumento na translucência dos dentes anteriores.
  • Fissuras – podem estar presentes pequenas fissuras e asperezas nas bordas dos dentes.
  • Lesões em forma de taças – podem aparecer pequenas lesões em forma de taça na superfície de mastigação dos dentes.

www.erosaoacida.com.br

laboratório gsk glaxosmithkline